Página Inicial:   Home

Clube
» Os Pares
» O Professor
» As Danças
» Quem Somos
» Participações Inter.
» Galeria
» Campeonatos
» Espectáculos
Aulas
» Inscrições
» Dança Social
» Curso para Noivos
» Horário Aulas
Contactos
» Fotógrafo Oficial
» Localização
» Contactos


Quem Nós Somos

Este clube tem como objectivo principal o ensino de todas as danças de salão na sua vertente latino-americanas e standard, destinado este à formação de pares de dançarinos para a competição. Todavia, também são ministradas as mesmas danças com um pendor meramente recreativo (dança social). O ensino da dança, destinado à competição leva, como corolário evidente, à participação dos seus dançarinos em campeonatos e festivais em Portugal e no estrangeiro, bem como em vários espectáculos recreativos.

A Fundação

Desde muito cedo que Luís Machado e Júlia Almeida, ao resolverem dedicar a sua vida à dança de salão, acalentaram um sonho pleno de nobres ideais, mas que, realisticamente, se lhes afigurava de difícil concretização, dados os elevados custos que tal empreendimento acarretaria.

Este seu grande sonho traduzia-se no desejo de conseguirem os meios necessários que lhes permitissem fundar na Cidade do Porto uma escola de dança de salão, onde esta modalidade passasse a ser ensinada segundo as normas e técnicas internacionais, dando, assim, ao Norte do país idênticas condições que, àquela data, só existiam em Lisboa.

Era, com efeito, um objectivo de meritórias intenções, tendo em conta a finalidade inovadora na região norte, mas cuja dimensão os impossibilitava de, sozinhos, o tornarem realidade.

Mas, por uma feliz coincidência, os professores Luís Machado e Júlia Almeida, ao assistirem às festas de Nossa Senhora da Saúde, no jardim de Arca de Água, encontraram-se com o presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Dr. José Luís Catarino, e o secretário da Cultura desta autarquia, Sr. Hilário Gomes, que viriam a ter um papel relevante na concretização do seu sonho.

Na verdade, numa conversa informal, e enquanto assistiam ao decorrer dos festejos, o Luís e a Júlia expressaram-lhes o seu desejo de constituição, no Porto, de uma escola de dança de salão, e todas as dificuldades impeditivas da sua execução. Entusiasmados com a ideia, os dois autarcas logo ali se prontificaram a dar-lhes o apoio necessário à realização de tal objectivo, começando por lhes ceder, para o efeito, ainda que provisoriamente, as antigas instalações da Junta de Freguesia, na Rua Álvares Castelões, nº 831.

E foi assim que nestas instalações, depois de alguns arranjos, nasceu a tão sonhada escola de dança de salão, cuja constituição oficial remonta a 1 de Setembro de 1990, conforme Diário da República nº 180, III Série, de 7 de Agosto de 1991, e à qual foi dado o nome de Clube de Dança de Salão do Porto, associação sem fins lucrativos.

Com a inscrição dos primeiros alunos e o consequente aparecimento de resultados positivos, depressa se tornaram conhecidos, nomeadamente na Freguesia de Paranhos, o profissionalismo e a seriedade dos professores Luís Machado e Júlia Almeida que foram, efectivamente, os pioneiros do ensino de dança de salão no Norte do país.

De ano a ano o Clube foi crescendo, tendo hoje cerca de 140 participantes, de ambos os sexos, a partir dos 8 anos de idade.

Mudança de Sede:

Entretanto, em 1997, as instalações que, a título provisório, tinham sido cedidas para o funcionamento da escola de dança tornaram-se necessárias para a reinstalação da Junta de Freguesia de Paranhos. Por este motivo, o Clube de Dança de Salão do Porto foi transferido, com o apoio da autarquia e da C.M.P., para a Rua Faria Guimarães, nº 1119/21, na mesma freguesia de Paranhos.

Instituição de Utilidade Pública  

Desde a sua fundação, o Clube de Dança de Salão do Porto tem tido, como grandes linhas mestras da sua actividade, a divulgação da dança no Norte do País e, consequentemente, a preparação de pares de dançarinos para a alta competição da modalidade em campeonatos nacionais e no estrangeiro, podendo afirmar-se que, graças ao exímio trabalho pedagógico dos seus responsáveis artísticos, Luís Gonzaga e Júlia Almeida, os seus objectivos têm sido plenamente atingidos. De sublinhar que os professores Luís e Júlia têm obtido, como dançarinos, excelentes resultados em campeonatos e festivais de dança de salão, em diversos países estrangeiros, proeza que, brilhantemente, tem sido também alcançada por muitos pares de dançarinos da sua escola. Tendo, pois, em conta o seu invejável palmarés artístico, a importância cultural do incremento dado à prática de dança de salão no Norte do país e os resultados acentuadamente positivos conseguidos em Portugal e no estrangeiro, foi concedido a este Clube o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, de acordo com o publicado no Diário da República, nº 201, II Série, de 31 de Agosto de 2000.

Refira-se ainda que o Clube está inscrito na Associação do Porto de Dança Desportiva, Federação Portuguesa de Dança Desportiva, Confederação de Desporto de Portugal e na I.D.S.F.- International Dance Sport Federation.

Actividades

O ensino de todas as danças de salão (latino-americanas e standard) é, obviamente, o objectivo principal do Clube, destinado este à formação de pares de dançarinos para competição.

Todavia, também ali são ministrados as mesmas danças, mas tendo estas um pendor meramente recreativo (dança social).

Certamente que o ensino da dança destinado à competição leva, como corolário evidente, à participação dos seus dançarinos em campeonatos e festivais em Portugal e no estrangeiro bem como em espectáculos recreativos de que destacamos:

Em Portugal

O Clube de Dança de Salão do Porto tem estado presente em todos os Campeonatos Nacionais de Dança de Salão (Latino-americanas e Standard), nas categorias de Juvenis, Juniores, Juventude e Amadores, tendo conseguido lugares de grande destaque (campeões, vice-campeões e finalistas em todos os escalões), alargando também a sua participação a todos os torneios internacionais realizados no nosso país.

Torneios Internacionais Organizados

  • 1º Festival Internacional - Cidade do Porto 1999

  • 2º Festival Internacional - Cidade do Porto 2000

  • 3º Festival Internacional - Cidade do Porto 2001

  • 4º Festival Internacional - Cidade do Porto 2002

  • 5º Festival Internacional - Cidade do Porto 2003

  • 6º Festival Internacional - Cidade do Porto 2004

  • 7º Festival Internacional - Cidade do Porto 2005

  • 8º Festival Internacional - Cidade do Porto 2006

  • 9º Festival Internacional - Cidade do Porto 2007

  • 10º Festival Internacional - Cidade do Porto 2008

 

Convites

Presidência Aberta, em Lisboa, na Sociedade Filarmónica dos Alunos de Apolo, aquando da visita de Sua EX.ª o presidente da República, Dr. Mário Soares, bem como do presidente da Câmara do Porto, Dr. Fernando Gomes.

Em Barakaldo (Bilbau), convidados pelo Alcaide de Barakaldo, para as Festas da Cidade, em que participámos com uma equipa de Juvenis em Latino-Americanas, que foi televisionada pela TV Basca.

Las Murcia – Las Torres de Cotillas (Espanha). A pedido da Misericórdia de Arganil, o Clube participou nas festas em honra da Virgem de La Salceda, onde alcançou um notável êxito, tendo em conta as felicitações e aplausos recebidos pelos seus dançarinos.

Final da Taça UEFA / Sevilha 2003 – Participação do Clube de Dança de Salão do Porto na Praça do Triunfo.

Festas da Cidade do Porto

Programa Animar o Associativismo, Festas dos Aposentados da CMP, em que esteve presente o nosso sócio honorário Sua Exª. Dr. Fernando Gomes.

2003 – Participação no Programa a Baixa em Alta – Animação de rua de Maio a Setembro.  

Festas da Junta de Freguesia de Paranhos

Desde a existência do Clube, temos actuado nas festas da Nossa Senhora da Saúde, bem como na colónia de férias e em diversas colectividades do país.

Aulas Especiais de Aperfeiçoamento

A fim de dar aos seus dançarinos um desenvolvimento técnico-artístico cada vez mais aperfeiçoado, o Clube tem-lhes possibilitado aulas especiais ministradas por conceituados professores estrangeiros (Ingleses, Italianos e Franceses: Gorin Nordin, Paul Holmes, Jean Luc, Erick Donaldson, Sammy Stopford, Stefano Francia, Nigel Tiffany, Carol Macraild, Barbara McColl e Susan Walker) tendo sido alguns deles Campeões Mundiais.

Sede Social

As actuais instalações do Clube são extremamente precárias, não tendo, inclusivamente, uma sala com dimensões adequadas ao ensino da dança de salão. No entanto, nas reuniões que temos tido com representantes do Pelouro da Cultura, quer da Câmara quer da Junta, têm-nos sido expressas manifestações de apoio, como tem sido noticiado no Jornal da Junta de Freguesia, “A Vida de Paranhos”.  

Notas Finais

O Clube de Dança de Salão do Porto foi fundado, tendo como grande objectivo o ensino e a divulgação desta modalidade no Norte do país, e é com sentido orgulho que afirmamos que conseguimos concretizá-lo, não só dinamizando a dança de salão, como representando, com dignidade, o nome do Porto e de Portugal, com a nossa participação em diversos países estrangeiros.

Queremos, entretanto, manifestar o nosso mais sincero e reconhecido agradecimento (porque também os consideramos obreiros deste empreendimento) a todos os que, de algum modo, nos têm dado o seu contributo: aos elementos das diversas direcções do Clube, bem como aos sócios que connosco têm colaborado, pelo seu abnegado trabalho e dedicação; aos nossos dançarinos, pela forma esforçadamente rigorosa e elevada com que têm representado o Clube; às entidades oficiais (Governo Civil do Porto, Câmara Municipal do Porto e Junta de Freguesia de Paranhos), por todo o apoio que nos têm concedido.

Estamos certos que temos dado o nosso melhor para que a concretização desse objectivo se tornasse realidade. Mas também estamos plenamente conscientes que poderemos fazer muito mais pela nobre arte da dança de salão. Todavia, para que tal possa acontecer, é absolutamente obrigatório que o Clube tenha uma sede com instalações condignas e verdadeiramente adequadas ao ensino e prática da dança, bem como condições financeiras que lhe permitam a vinda periódica de professores estrangeiros para um melhor aperfeiçoamento dos seus dançarinos. Mas só com um generoso apoio de quem de direito poderemos realizar este grande sonho, porque, quanto a nós, não nos falta nem a força nem a vontade.

 



Associaçao do Porto | IDSF | FPDD | Junta Paranhos | Camara Municipal Porto

Notícias

A anunciar brevemente.

Notícias
13º Festival Dança Desportiva
Porto - Pavilhão Rosa Mota
Fotos

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Player de Música

 
  Copyright Clube Dança Salão do Porto Março 2009 -   Powered by: